O G.R.E.S. Unidos da Região Oceânica foi fundado em 2003 por um grupo de amigos situados na Região Oceânica em Niterói.
Em 2006, a agremiação passou a desfilar no Grupo Especial das Escolas de Samba de Niterói obtendo a quarta colocação com o Enredo: "Reciclar é Preciso" do carnavalesco Vinícius Dupan.
A Unidos da Região Oceânica passou a desfilar no Grupo Especial de Niterói obtendo a quarta colocação, em 2006, com o enredo “Reciclar é Preciso” do carnavalesco Vinícius Dupan.
Após obter a melhor colocação desde sua criação, terceiro lugar em 2007 com o enredo “De Gêneses a São João, o Fruto do Amor e da Tentação”, do carnavalesco Vinícius Dupan, a agremiação da Região Oceânica passou por grandes dificuldades nos anos seguintes. Em 2008, ficou na última colocação e 2009 não desfilou.
Depois de um ano afastada dos desfiles e da possibilidade de a União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Niterói (UESBCN) cogitar a perda de título de escola de samba, o G.R.E.S. Unidos da Região Oceânica voltou a se apresentar no Grupo Especial da UESBCN em 2010, sob a gestão do atual presidente Leandro Almeida (conhecido também como “Leandro Negão”), que assumiu a gestão da Escola para o triênio 2009/2011 três meses antes do Carnaval 2010
Após assumir a presidência da Escola, no final do quarto trimestre de 2009, Leandro “Negão” e seus novos diretores colocaram como desafio “VOLTAR A BRILHAR NO CARNAVAL DE NITEROI".
Em busca desse desafio, a Escola teve que se adequar às exigências estabelecidas pela UESBCN, tendo como primeiro obstáculo, comprovar que a Escola possuía estrutura adequada e compatível para desfilar no Grupo Especial.
Superada essa fase, a Unidos da Região Oceânica foi autorizada a participar do Grupo Especial do Carnaval 2010 de Niterói com o samba enredo: “A Região Oceânica Conta os Encantos Que a Lua Tem” da carnavalesca Angélica Lessa. Nesse mesmo ano, a UESBCN decidiu desmembrar o Grupo Especial em dois: Grupo de Elite e Grupo Especial. Com isso, as sete primeiras colocações formariam o Grupo de Elite enquanto que as demais permaneceriam no Grupo especial.
Como a Escola ficou com a nona colocação, alguns interpretaram como “rebaixamento", porém, para muitos que lutaram, assumiram a gestão da escola e preparam a escola, faltando pouco menos de três meses para o desfile de 2010, foi considerada UMA GRANDE VITÓRIA!
Parabéns á toda comunidade, colaboradores e patrocinadores que acreditaram que era possível fazer um desfile digno de uma campeã.
Atenciosamente,
Presidente Leandro Almeida