quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Unidos da Região Oceânica: uma história de superação

O G.R.E.S. Unidos da Região Oceânica foi fundado em 2003 por um grupo de amigos situados na Região Oceânica em Niterói.

Em 2006, a agremiação passou a desfilar no Grupo Especial das Escolas de Samba de Niterói obtendo a quarta colocação com o Enredo: "Reciclar é Preciso" do carnavalesco Vinícius Dupan.

A Unidos da Região Oceânica passou a desfilar no Grupo Especial de Niterói obtendo a quarta colocação, em 2006, com o enredo “Reciclar é Preciso” do carnavalesco Vinícius Dupan.

Após obter a melhor colocação desde sua criação, terceiro lugar em 2007 com o enredo “De Gêneses a São João, o Fruto do Amor e da Tentação”, do carnavalesco Vinícius Dupan, a agremiação da Região Oceânica passou por grandes dificuldades nos anos seguintes. Em 2008, ficou na última colocação e 2009 não desfilou.

Depois de um ano afastada dos desfiles e da possibilidade de a União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Niterói (UESBCN) cogitar a perda de título de escola de samba, o G.R.E.S. Unidos da Região Oceânica voltou a se apresentar no Grupo Especial da UESBCN em 2010, sob a gestão do atual presidente Leandro Almeida (conhecido também como “Leandro Negão”), que assumiu a gestão da Escola para o triênio 2009/2011 três meses antes do Carnaval 2010

Após assumir a presidência da Escola, no final do quarto trimestre de 2009, Leandro “Negão” e seus novos diretores colocaram como desafio “VOLTAR A BRILHAR NO CARNAVAL DE NITEROI".

Em busca desse desafio, a Escola teve que se adequar às exigências estabelecidas pela UESBCN, tendo como primeiro obstáculo, comprovar que a Escola possuía estrutura adequada e compatível para desfilar no Grupo Especial.

Superada essa fase, a Unidos da Região Oceânica foi autorizada a participar do Grupo Especial do Carnaval 2010 de Niterói com o samba enredo: “A Região Oceânica Conta os Encantos Que a Lua Tem” da carnavalesca Angélica Lessa. Nesse mesmo ano, a UESBCN decidiu desmembrar o Grupo Especial em dois: Grupo de Elite e Grupo Especial. Com isso, as sete primeiras colocações formariam o Grupo de Elite enquanto que as demais permaneceriam no Grupo especial.

Como a Escola ficou com a nona colocação, alguns interpretaram como “rebaixamento", porém, para muitos que lutaram, assumiram a gestão da escola e preparam a escola, faltando pouco menos de três meses para o desfile de 2010, foi considerada UMA GRANDE VITÓRIA!

Parabéns á toda comunidade, colaboradores e patrocinadores que acreditaram que era possível fazer um desfile digno de uma campeã.


Atenciosamente,
Presidente Leandro Almeida

2 comentários:

  1. ESTAO ENGANADOS,A REGIAO OCEANICA NUNCA FOI BLOCO,NASCEU ESCOLA DE SAMBA

    ResponderExcluir
  2. Leandrão,

    por varios motivos não pude estar presente como sempre.

    Porem gostaria de lhe dar os parabéns pelo desfile que pude observar OnLine.

    Que a sua coragem e ousadia sirvam de motivação para todos envolvidos com a escola. Poucos tem a noção das dificuldades e desafios inerentes a encarar o cargo de presidente de uma escola de samba, independente do seu tamanho.

    Parabéns e viva a REGIÃO OCEÂNICA!!!

    Super saudação a todos aqueles que participaram do desfile deste 2011!!! Parabéns!!!!

    A sapucai vos espera!!!

    Ass: Renato Lopes Chagas

    ResponderExcluir